Pesquisa:

Inicio // Contactos // Mapa do site

Bem-vindos ao Tribunal da Relação de Lisboa

Presidente do Tribunal

Fotografia



 

A Casa da Relação de Lisboa

Em Agosto de 2008, passaram 175 anos sobre a (re)fundação contemporânea da Casa da Relação de Lisboa. Terminada a Guerra Civil entre a facção miguelista/absolutista e as hostes pedristas/liberais, era tempo de os vencedores ajustarem contas com as instituições de Antigo Regime. Os bens da Coroa e das ordens monásticas, a fazenda da Universidade de Coimbra e velhos tribunais como a Casa da Suplicação e o Desembargo do Paço não escaparam aos “dies irae”.


mais info

COLÓQUIO " PREVENÇÃO CRIMINAL"

24 DE NOVEMBRO DE 2017

Presidente do Tribunal

O Tribunal da Relação de Lisboa vai realizar, no próximo dia 24 de Novembro, um seminário/colóquio, subordinado ao tema Prevenção Criminal (Programa), com a participação da estrutura comum dos Tribunais (juízes, Advogados, Ministério Público) Entidades Universitárias da área do Direito Penal e de um extenso leque de outras entidades que desenvolvem a sua atividade na área territorial do Tribunal da Relação de Lisboa, em especial na sua área metropolitana, entre elas, Municípios, Instituições de Solidariedade Social (IPSS) e Órgãos de Policia Criminal.


mais info

Mensagem do Presidente

 

O Tribunal da Relação de Lisboa é o mais antigo do nosso país, instalado neste edifício a seguir ao terramoto de 1755, que aqui sepultou a Opera do Tejo, uma das mais sumptuosas da Europa, como fez com muitas outras riquezas do país.
Porque “quem não tem passado não tem futuro”, sobre nós impende o dever de respeitar a memória do “antes” para o “depois”, mantendo esta instituição viva e interventiva na vida dos portugueses.

O Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa é eleito pelos seus pares, o que lhe confere condições de legitimidade e de legitimação que lhe permitem levar o tribunal aos cidadãos e manter o tribunal aberto aos mesmos cidadãos, falando e prestando contas por ele, assim cumprindo essa dupla exigência do seu mandato democrático.

O Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

(Orlando Santos Nascimento)
mais info


Brazão
© 2008 - Tribunal da Relação de Lisboa
webdesign by :: RightClick