Pesquisa:

Inicio // Contactos // Mapa do site

Bem-vindos ao Tribunal da Relação de Lisboa

Presidente do Tribunal

Fotografia



CIDADANIA NO ENVELHECIMENTO (SEMINÁRIO)

 

No passado dia 20 de junho de 2018 teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação de Lisboa um seminário sob o lema CIDADANIA NO ENVELHECIMENTO, oportunamente anunciado, com o programa em anexo. Sendo nosso propósito publicar as intervenções nele realizadas ou, pelo menos, uma súmula de cada uma delas, damos desde já a conhecer (1) as Conclusões Gerais elaboradas por um grupo de Presidentes de Secção do Tribunal da Relação de Lisboa, as Conclusões da intervenção do Exm.º Professor, Pedro Romano Martinez, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e (2) a intervenção do Juiz Desembargador, Carlos Manuel Gonçalves de Melo Marinho.


VISITAS
AO EDIFICIO DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA

Este Tribunal da Relação de Lisboa encontra-se instalado na Praça do Município/Rua do Arsenal desde 1795, então com a designação de “Tribunal da Suplicação”.

É o tribunal mais antigo de Lisboa e do país, construído de raiz para Tribunal, sobre o que restou da Ópera do Tejo.
Apesar da sobriedade das suas instalações, pela sua antiguidade, apresenta pormenores muito do agrado de quem nos visita, nomeadamente, dois varandins que resistiram ao terramoto, um virado à Rua do Arsenal e outro ao rio Tejo.
Tratando-se de um edifício público entendemos que deverá estar aberto à fruição de todos os que nos quiserem visitar.
Para o efeito, iniciaremos a realização de visitas guiadas no próximo dia 21 de setembro, sexta-feira, pelas 10,30 horas, mediante simples identificação dos visitantes.



DISCURSO PROFERIDO PELO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA NO ATO DE TOMADA DE POSSE DOS JUÍZES DESEMBARGADORES NO DIA 5/09/2018.

Agradeço penhoradamente a vinda de todos a este a velho Tribunal da Relação de Lisboa.
Como puderam verificar, procedemos recentemente a uma limpeza geral para conservação do edifício e melhor funcionamento do Tribunal, mas também para satisfação dos portugueses que visitam este Tribunal, emblemático para a justiça e para a cidade de Lisboa porque é o edifício público português que há mais tempo serve uma e outra, tendo antes albergado a Opera do Tejo, de que herdou as paredes e dois esplêndidos varandins, virados à cidade e ao Tejo, abrindo o edifício a todos.


Ver mais


Brazão
© 2008 - Tribunal da Relação de Lisboa
webdesign by :: RightClick